quinta-feira, 19 de setembro de 2013

[Resenha] Feita de Fumaça e Osso (Laini Taylor)



Título: Daughter of Smoke and Bone
Autora: Laini Taylor
Qtde. de Páginas: 384
Editora: Intrínseca
Onde comprar: Saraiva - $ 9,90
Dica: Na Saraiva pode pedir para o produto ser entregue na loja da sua cidade, assim, não há cobrança de frete.

Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.

 Para alegria ou tristeza dos leitores, essa é uma daquelas sinopses bem enigmáticas que revelam muito pouco sobre a história geral, porém gera uma grande curiosidade sobre o assunto. Feita de Fumaça e Osso é o primeiro volume de uma triologia, escrito por Laini Taylor.

Eu já tinha avistado esse livro algumas vezes, mas ainda não havia tido a oportunidade de lê-lo. Até que, finalmente, um amigo meu leu e me emprestou. Fiquei super animado pra ler o livro e lembro-me das palavras do meu amigo: “você lerá o livro em uma sentada”. Mas, bem, não foi exatamente o que aconteceu. Não por causa do livro, mas por causa do bloqueio de leitura que tive. Porém, assim que o bloqueio passou, eu li as outras 300 páginas do livro em menos de um dia.

Feita de Fumaça e Osso nos apresenta a história de Karou, uma adolescente de 17 anos que vive em Praga (sinistro, hein?!). A vida de Karou é um mistério não só para os leitores, mas, principalmente, pra ela. A garota possui, como diz a sinopse, cabelos azuis e isso já a deixa muita interessante. Como assim cabelos que nascem da cor azul? Pois é, não falarei, a história explicará tudo!

Karou tem como família 5 seres que, fisicamente, são uma mistura de humanos e animais (às vezes, mais de um animal) e esses seres são chamados de quimeras (em outras mitologias poderiam ser chamados de demônios). Mas não são a família delas de verdade, como já foi dito, pouco se sabe de onde Karou veio. Mas isso também terá explicações.

A garota é estudante de artes e tem uma melhor amiga chamada Zuzana. Karou tem pouquíssimo contato com outras pessoas porque, apesar de parecer normal (se é que ter cabelos azuis e estranhas tatuagens parece normal), ela leva uma vida dupla. Além de Zuzana, Karou tem contato apenas com o seu ex-namorado Kazimir “Kaz”, com os negociantes de dentes e com algumas pessoas das aulas de artes (isso falando de humanos, claro).

Quando não está estudando, a - como é conhecida - Filha do Mercador de Desejos sai em “missões” para buscar dentes (ela não sabe qual é a serventia dos dentes, mas depois terá explicações) e levá-los até o Brimstone (o quimera chefe da “família” dela). A garota se desloca através de portais que estão espalhados pelo mundo todo, então em um momento ela está em Praga e no minuto seguinte pode estar em Marrocos.

Desejos são as recompensas de Karou (e dos negociantes) por levar os dentes até Brimstone. E esses desejos possuem uma divisão de simples coisas a grandes coisas (como imortalidade). Isso depende da mercadoria. Se o negociante arranja bons dentes, a recompensa é boa e por aí vai.

Enquanto Karou realiza as tarefas/missões, ela começa a notar que os portais estão sendo marcados. Uma mancha em forma de mão está sendo marcada nesses portais, como se tivessem sido gravadas com fogo. A garota em certo momento do livro precisa visitar um dos fornecedores de dentes antes da data prevista e é surpreendida por olhos flamejantes. Ualá! E é aí que toda a aventura começa. Não posso mais falar nada sobre de quem são esses olhos porque seria spoiler e eu prefiro deixar vocês na curiosidade.

Então, Laini Taylor conseguiu fazer um ótimo trabalho, porque o tema da história é bem original. Bom, pelo menos eu nunca li nada do tipo antes. É uma mitologia um pouco diferente e a autora conseguiu explorar bem. Como esse ainda é o primeiro volume da saga, acredito que haverá mais detalhes no decorrer das narrações que virão.

Essa resenha está bem simples, então leiam para saber o quanto o livro é fantástico! E sem falar que a sinopse não conta nem um quarto do que é a história. A autora explica tudo - às vezes um capítulo tem continuação no outro lá da frente, o que deixa a gente com mais vontade de ler e mais ansiedade - sem deixar nenhuma ponta solta.

É um romance, sim, mas tem os momentos de ação e aventura. Uma vez que você começa a entrar na história, não quer parar de ler até terminar o livro. E, asseguro-lhes: em cada páginas virara há uma nova surpresa.

No mais, é isso. Parabéns a Editora Intrínseca que fez um ótimo trabalho com a edição e revisão. Se você gosta de romance, fantasia, aventura e ação, esse é um livro que você NÃO PODE deixar de ler. Taylor realmente consegue prender a atenção do leitor e é ótima com as palavras.

Sem mais delongas, de 0 a 5, Feita de Fumaça e Osso leva 5 bowties. Super indico!


E, pra não perder o costume, deixo uma quote do livro:

“A esperança pode ser uma força poderosa. Talvez não haja magia real nele, mas, quando você sabe o que mais deseja e mantém isso aceso como uma chama dentro de si, pode fazer as coisas acontecerem, quase como mágica.”

E você? Já leu? Gostou? Pretende ler? Não esqueça de deixar o seu comentário! Abraços! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário