sexta-feira, 14 de março de 2014

[Resenha] O Hobbit - J. R. R. Tolkien

Título: The Hobbit, or There and Back Again.
Autor: John Ronald Ruel Tolkien.
Número de páginas: 296.
Editora: WMF Martins Fontes.
Onde comprar: Fnac || Americanas

"Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfrentando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média."


Eu já queria ler O Hobbit há anos, principalmente por querer ler Senhor dos Anéis há anos. Com o lançamento de The Hobbit - Desolation of Smaug próximo (creio que quando essa resenha sair o filme já estará em exibição nos cinemas) e tendo assistido o trailer nos cinemas (aquele trecho em que Bilbo está face a face com Smaug é simplesmente incrível), meu ânimo para o livro aumentou e acabei lendo-o.

O Hobbit conta a história de Bilbo Bolseiro, um pequeno hobbit (afinal, o que é um hobbit? Hehehe) que vivia calmamente em sua toca na Colina. Vivia. Tudo muda quando Gandalf, um mago, aparece na toca do pequeno hobbit convidando-o para uma aventura. Por serem seres que repudiam e evitam ao máximo aventuras, Bilbo desconsidera o convite. No outro dia aparecem então 13 anões na toca de Bilbo, juntamente com Gandalf, que aparece depois, explicando a finalidade da aventura: irem até a Montanha Solitária onde vive Smaug, O Terrível reconquistarem todas as riquezas roubadas pelo dragão.

Passando por diversas aventuras e perigos durante a longa viagem até a Montanha Solitária, em um momento Bilbo acaba encontrando o Gollum, sendo um dos melhores - e mais engraçados - momentos de todo o livro, com direito até a charadas rimadas (rimou!). Tendo os Trolls como principais vilões (confesso que li o livro esperando que as criaturas de Tolkien fosse basante fantasiosas; pelo contrário, elas se aproximam muito da aparência/físicos humanos, mudando apenas por uma ou outra característica física), Bilbo, Thorin Escudo de Carvalho e sua compania e Gandalf passam por diversas aventuras.

Confesso que me decepcionei bastante com o papel de Smaug no livro, eu esperava que grande parte do livro girasse em torno dele (afinal, ele é o grande inimigo da história, ele que detém o tesouro dos anões) mas seu papel não passa de poucas páginas no final. Apesar disse, Bilbo e seus amigos passam por muitas outras aventuras que eu não esperava, além do ápice do livro no final. Por fim, O Hobbit leva quatro bowties, justamente pelo motivo citado mais acima.



E você? Concorda ou discorda da resenha? Deixe sua opinião nos comentários! Abraços e até depois! :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário