quinta-feira, 3 de abril de 2014

[Resenha - Agente do Tempo] Dias de Sangue e Estrelas (Laini Taylor)


Antes de começar o post da resenha, eu gostaria de explicar o que é aquele "Agente do Tempo" do título. Então, assim que voltei com o blog, fiz um post comunicando que eventualmente teríamos um Agente do Tempo trazendo uma resenha para nós. Esta pessoa é um amigo ou conhecido que se dispõe a fazer uma resenha para ser publicada aqui no Tide of Books. E o nosso mais que especial convidado da vez é Will Costa, que traz a continuação de Feita de Fumaça e Osso. Sem mais delongas, eis a resenha:

Título: Days of Blood and Starlight
Autora: Laini Taylor
Qtde. de Páginas: 448
Editora: Intrínseca
Karou, uma estudante de artes plásticas e aprendiz de um monstro, por fim encontrou as respostas que sempre buscou. Agora ela sabe quem é - e o que é. Mas, com isso, também descobriu algo que, se fosse possível, ela faria de tudo para mudar: tempos atrás Karou se apaixonou pelo inimigo, que a traiu, e por sua culpa o mundo inteiro foi punido. Na deslumbrante sequência de Feita de fumaça e osso, ela terá que decidir até onde está disposta a ir para vingar seu povo. Dias de sangue e estrelas mostra Karou e Akiva em lados opostos de uma guerra ancestral. Enquanto os quimeras, com a ajuda da garota de cabelo azul, criam um exército de monstros em uma terra distante e desértica, Akiva trava outro tipo de batalha: uma batalha por redenção... por esperança. Mas restará alguma esperança no mundo destruído pelos dois?
Ao lermos um livro subsequente ao primeiro de uma sequência, temos medo de que o(a) autor(a) não conseguirá nos surpreender, impactar ou prender como fez no primeiro. Esse anseio de que nossas expectativas não serão correspondidas fica ali, insistente, até que criamos coragem para realmente começar a ler o livro. Dar a ele sua chance. Precisamos deixar para lá as opiniões alheias e as nossas próprias, estas que muitas vezes são formadas só de olharmos para a capa de um livro (e, olha, se eu não tivesse passado por cima desse preconceito de julgar o livro pela capa, eu teria perdido muitos livros que vim a amar!).

Dar uma chance para a sequência de Feita de Fumaça e Osso foi, com toda a certeza, um acerto em cheio. A começar por este quote:

"Era uma vez um anjo e um demônio que se apaixonaram e ousaram imaginar um mundo sem massacres nem guerras.
Algo que este mundo jamais seria."

Dias de Sangue e Estrelas começa pouco depois dos acontecimentos de seu predecessor. Karou, agora, sabe que nem sempre foi uma humana - sua alma fora reciclada de seu antigo corpo e posto nesse novo, para que ela pudesse viver sem que figuras de seu passado triste novamente a assombrassem. 

Quando atravessou a porta proibida e viu-se num outro mundo (Eretz), reencontrou o Lobo Branco e pôs o esforço de anos de Brimstone no lixo. Agora tem suas respostas, sim, mas ela talvez não estivesse preparada para as consequências de sabê-las.

Após sua família ser executada e a capital dos quimeras destruída, ela imagina que tudo seja culpa dela. Karou não pode deixar de odiar Akiva, o serafim que uma vez amou, com quem sonhou uma nova Eretz, e que foi o responsável pela destruição de sua antiga vida.

Como forma de tentar pagar pelos seus erros, ela começa a ajudar o homem que ordenou sua execução anos atrás, pois vê nele a única forma de reerguer seu povo.

Falar mais que isso traria spoilers, então não irei fazê-lo.

Dias de Sangue e Estrelas superou todas as minhas expectativas. O livro é narrado de uma forma fluida e gostosa de se ler, e você se pega tendo vontade de devorá-lo o quanto antes - a autora, Laini Taylor, continua a nos prender à sua tão bem tramada história com reviravoltas e novas informações surpreendentes acerca do passado e do presente.

Do começo ao meio do livro temos um período um pouco mais morno, mas não menos importante, pois ele cria os alicerces necessários para toda a emoção que vem nos capítulos seguintes. Novamente em lados opostos, Karou e Akiva são, agora, inimigos. Seus sentimentos hão de ficar em segundo plano.

É impossível não criar e fortalecer os laços com os personagens do livro. As emoções são quase palpáveis, e são muitas. De raiva, de alegria, de tristeza. Laini Taylor tem a incrível capacidade de não só criar uma história inovadora e bem construída, mas também de dar emoção a toda e qualquer palavra que usa. Eu sei que já repeti "emoção" aqui diversas vezes, mas é necessário, juro. O livro é muito bom, e não poderia ganhar menos que nota máxima (5 bowties).


E você? Já leu? Gostou? Pretende ler? Não esqueça de deixar o seu comentário! Abraços! :D
Meu muito obrigado ao Will. sZ

PS: Eu também já li o livro e eu concordo com toda a resenha, até com a nota.
PS¹: Se você possuir interesse de ser um Agente do Tempo, deixe uma rede social nos comentários que estarei entrando em contato.

7 comentários:

  1. Eu já tinha "passado os olhos" por esses livros e nunca tinha parado para saber mais sobre a história... Mas lendo a resenha parece ser o tipo de livro que eu gosto... E daí você ainda fala que superou as suas expectativas... Agora vou ter que ler

    Parabéns ao Will Costa pela resenha (muito completa e instigante!!)! E adorei o blog :)
    http://todososdiasestaoocupados.blogspot.nl/

    ResponderExcluir
  2. Eu e o Will ficamos muito felizes por você ter gostado, Lis. Seja bem-vinda e viaje na Tardis sempre que puder! Beijo. sZ

    ResponderExcluir
  3. Sou louca pra ler esses livros! Tenho Feita de Fumaça e Osso, que ganhei de Natal, mas fico sempre adiando... Quando eu comprei não sabia nada sobre ele - só que tinha uma capa maravilhosa, hehe - mas agora estou cada vez mais curiosa, pois só vejo resenhas positivas :D
    Beijão.

    www.missthay.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça, pois não perca mais tempo e leia logo. É tipo, fantástico e maravilhoso. sZ

      Excluir
  4. Eu amei o livro um, foi um dos melhores que li ano passado. Não por ser uma grande literatura, mas pq é emocionante do inicio ao fim. Tava mega ansiosa para o lançamento desse, já que a editora atrasou pra caramba a publicação. Aí esqueci dele e só lembrei agora lendo sua resenha kkkkkk
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Fê, o segundo é tão bom quanto ou melhor. Na verdade, gostei mais do segundo. A Zuza teve mais destaque e o namorado dela também. E tem outro personagem, o Ziri, que é muito amor. *uuu* Leia, leia, leia! hahaha

      Excluir
  5. Oh, meu Deus! Com uma resenha como essa, como ignorar a qualidade dessa série? Eu ainda não tive o prazer de ler Feita de Fumaça e Osso, embora tenha o livro por aqui. Mas só de saber que Dias de Sangue e Estrelas mantém a qualidade do enredo e não decepciona, já fico mais que feliz e entusiasmada a me entregar à narrativa da autora! (rs)
    Que ótimo é encontrar um livro que supera as expectativas, não é? *3*
    Beijos!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir