domingo, 13 de outubro de 2013

[Resenha] É o Primeiro Dia de Aula... Sempre! (R. L. Stine)

Título: It's the First Day of School... Forever!
Autor: Robert Lawrence Stine.
Número de páginas: 168.
Editora: Seguinte.
Onde Comprar: Saraiva || Fnac || Americanas

"Então, no café da manhã, seu irmão mais novo, Eddy, derruba a calda da panqueca no cabelo de Artie, que não tem tempo de lavá-lo. “Você não vai querer se atrasar no primeiro dia de aula na escola nova”, lembra a mãe dele. 

Artie tem que ir então para a aula com o cabelo todo grudento. No caminho, uma caminhão passa por uma poça d’água e espirra toda a água nele. Suas roupas ficam molhadas e até parece que ele fez xixi nas calças. Não é só o primeiro dia de aula — é o pior primeiro dia de aula da história.
Na manhã do dia seguinte, Artie cai da cama e bate a cabeça. Bem forte. Depois disso, ele fica se sentindo um pouco tonto, mas deve ser só a confusão de começar em uma escola nova, claro! Então, no café da manhã, seu irmão mais novo, Eddy, derruba a calda da panqueca no cabelo dele e...
Hã??? Tudo está acontecendo exatamente da mesma maneira que no dia anterior! O primeiro dia de aula se repete no dia seguinte, e no dia seguinte, e no dia seguinte... Será que Artie vai conseguir encontrar um jeito de mudar isso? Ou será o primeiro dia de aula… SEMPRE?"

Resolvi começar esse livro porque queria algo mais... "leve" pra ler por causa de Looking for Alaska (em breve resenha), e esse foi o primeiro que encontrei que era mais fininho e com uma história mais relax. Então, a história gira em torno de Artie, um garoto em seu primeiro dia de aula no sexto ano de uma escola nova. Nada a temer, certo? Errado. Calda de chocolate no cabelo, água na calça, briga com o cara "valentão-porém-inteligente-e-muito-popular-que-todos-amam-e-adoram"... Sem mencionar o diretor um tanto que... doido. Tudo isso para deixar o dia de Artie pior (e a leitura melhor. Ou não).

Com personagens extremamente inconstantes e bipolares (a exemplo do diretor, onde de início é uma pessoa totalmente simpática e sorridente, e pouco depois se revela sendo maldoso e até um pouco sádico), muito mal explorados e totalmente sem empatia (pelo menos não senti empatia por nenhum, nem mesmo Artie). Clichês pairam sobre a história como uma enorme nevem negra, desde o irmãozinho irritante até o valentão metido e sua "trupe", empobrecendo a história em um nível não tão bom assim. Mas vamos relevar um pouco, afinal é um livro infantil, destinado a um público de até 12 anos, creio que meu irmão iria perfeitamente adorar o livro.

Quando ao final, achei satisfatório. Todas as teorias malucas que criei nenhuma se aplicou a história (não que isso seja ruim), mas o final ficou bastante implícito durante a história, e achei uma boa... reviravolta, por assim dizer.

Um pequeno adendo: Me interessei pelo livro principalmente pela capa, achei bastante chamativa, acho que ficou melhor até que a original (vocês podem vê-la clicando aqui), que possui um ar bem ao estilo "Goosebumps" (uma série de livros do autor).

Por fim, o livro leva 2 bowties. Mais pelo final que achei bem interessante do que pela história em si. (Desculpas, mas minha sonic screwdriver não conseguiu encontrar nenhum quote relevante para ser colocado aqui, acho que vou ter que dar uma olhada para ver se ela não está com problema.... ou não)




E então, você já leu o livro? E o que achou, gostou? Odiou? Dê sua opinião nos comentários! Abraços e até a próxima! c:

Nenhum comentário:

Postar um comentário